30 anos de Real: acompanhe a performance da nossa moeda!
O Real é a quinta moeda brasileira, por meio do plano Real como medida para superar uma crise financeira, implementado em 1994, no governo Itamar Franco, que governou o Brasil de 29 de dezembro de 1992 a 1º de janeiro de 1995.
A moeda teve uma boa performance nos seus primeiros cinco anos de vida e antes dela, o país teve outras moedas, sendo a primeira o Cruzeiro real, no ano de 1695, logo após O Réis, em 1695, seguido pelo Cruzado, a partir de 1854 e por último o Cruzeiro, em 1942.
moedas brasileiras:
- cruzeiro real - 1695
- Réis - 1695
- Cruzado - 1854
- cruzeiro - 1942
- Real - 1994
Ao longo do Tempo - o papel do governo (ou desgoverno)
Ao longo desses 30 anos, o Brasil passou por governos que marcaram a história do país com populismo político, gerando ações voltadas a mudar a percepção popular em relação ao candidato, o que ocorreu principalmente nos governos de Vargas e Lula.
Outra marca deixada pelos governos que influenciou a desvalorização do Real, foi a corrupção recorrente. os escândalos de lavagem de dinheiro, que ocorreram nos últimos anos (mensalão, lava-jato, fraude INSS, etc…) todos eles ajudaram a fazer com que a confiança na moeda e no mercado brasileiro caísse, considerando que, investidores nacionais e internacionais prezam pelo bem-estar de seus investimentos.
Além de uma desconfiança em relação às lideranças, e divisões partidárias do país, que no cenário atual se configuram como esquerda x direita, que influenciam diretamente a economia brasileira e por consequência, o valor da moeda Brasileira.
A real Desvalorização - Como o Real está perdendo seu valor
A desvalorização do real frente ao dólar (moeda fiduciária global) Tem seguido constante. Desde a implementação do Plano Real em 1994 até 2024, período esse que foi marcado por incertezas e escândalos políticos, crise global na saúde (pandemia), somados, estes fatores influenciaram muito a falta de confiança interna e externa ao real. Então longo do tempo, o País perdeu um número expressivo de investidores na bolsa brasileira B3 (Brasil, bolsa, Balcão)
Uma breve comparação - do topo ao fundo do poço
Para observar melhor como a Desvalorização do real brasilero está ocorrendo ao longo do tempo, pode-se compará-la a uma outra moeda fiduciária, o Dólar. O dólar americano tem uma força global imensa (é usado amplamente em vários países como moeda oficial) e é usado amplamente no mercado externo mesmo onde ele não é uma moeda oficial.
Para essa comparação, temos a Ptax, que é uma taxa do Banco Central (BC) que informa a quantidade Necessária de Reais para se obter um dólar.
Desde a paridade inicial de 1:1 entre o real e o dólar em 1994, quando um dólar podia ser trocado por um real, o real sofreu uma desvalorização de aproximadamente 87% do seu valor desde o lançamento do plano Real até o presente momento, Tal desvalorização é influenciada por diversos fatores econômicos e políticos.
O quê fazer agora
considerando o estado do cenário econômico brasileiro, é interessante encontrar formas de investir no exterior para proteger seu patrimônio, e não concentrar o mesmo somente dentro de casa, observando a fragilidade da moeda, que dentro de 30 anos de história, perdeu mais de 50% de seu poder de compra, deixando de ser uma moeda forte como o dólar, além dessa estratégia de investimento, é muito importante buscar evitar endividamento pessoal, contraindo dívidas a longo prazo, como financiamentos de casas e veículos, e por último evitar dependência estatal. Mas este assunto fica para outro artigo, obrigado por ler até aqui.


