9 Indicadores Econômicos

9 Indicadores Econômicos

Sumário

Indicadores econômicos

Os Indicadores Econômicos são índices que permitem medir o desempenho de uma economia em determinado lugar. seja em uma cidade, estado ou país.

PIB - produto interno bruto

Este é considerado o principal indicador em todo o mundo, é a soma final da produção de bens e serviços em determinado local, cidade, estado ou país, tradicionalmente calculado anualmente. O cálculo do PIB considera os impostos, pois os bens e serviços que o compõem são medidos no mesmo preço que chegam ao consumidor.

IPCA - Índice Nacional de Preços Amplo

É o medidor da inflação oficial do país, tem por objetivo indicar a variação de preços em produtos e serviços que chegam ao consumidor.

Selic - sistema especial de liquidação e custódia

É a taxa básica de juros brasileira (Selic), consequentemente, afeta diretamente as demais taxas de juros do país, sejam as taxas cobradas por bancos em empréstimos ou juros provenientes de atrasos nos empréstimos, até mesmo a remuneração das contas de poupança.

INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor

O INPC analisa o custo de vida das famílias de baixa renda (1 a 5 salários mínimos),ele mede a variação dos preços de produtos e serviços que são consumidos por famílias com renda entre 1 e 5 salários mínimos no Brasil. com base nele, é calculado o reajuste anual do salário mínimo.

IGP-índice Geral de Preços - Mercado

este índice é calculado mensalmente, pelo Instituto Brasileiro da Economia da Fundação getúlio vargas (FGV IBRE), o IGPE é usado para reajustar tarifas públicas (energia e telefonia) em contratos de alugueis e em contratos de prestação de serviços.

Balança Comercial

A balança comercial (Bens) registra os valores das importações e das exportações de mercadorias, por meio de seus registros de importação e exportação pode-se determinar se o país está em superávit ou déficit fiscal.

Este é considerado o principal indicador em todo o mundo, é a soma final da produção de bens e serviços em determinado local, cidade, estado ou país, tradicionalmente calculado anualmente. O cálculo do PIB considera os impostos, pois os bens e serviços que o compõem são medidos no mesmo preço que chegam ao consumidor.

Câmbio

O câmbio de um País pode dizer muito sobre a situação econômica do mesmo.
O câmbio é a troca de valor, de forma mais precisa, ele é a troca de moedas de diferentes países.

Se você planejar uma viagem internacional, precisará da moeda do país que irá visitar, e para conseguir a moeda em questão, irá de dirigir a uma agência que realiza troca de moeda estrangeira por moeda nacional, a estas agências.

Quando um país apresenta insegurança fiscal, o movimento de câmbio é mais voltado para o exterior, ou seja existem mais reais sendo trocados por dólar. nesse caso, com a grande demanda de dólar, o preço dele aumenta, fazendo com que mais reais sejam necessários para se adquirir um dólar.

CDI - certificado de depósito interbancário

O CDI é a taxa de juros usada em empréstimos entre bancos, quando um banco empresta dinheiro para outro banco, ele usa essa taxa com base para calcular a remuneração que irá receber. Por meio dela são calculadas também as taxas (juros) de que pagam as pessoas que emprestam seu dinheiro aos bancos.
Quando um bom investidor decide emprestar seu dinheiro aos bancos, deve estar atento ao rendimento de juros da operação, se por exemplo seu investimento está rendendo mais ou menos que o CDI, os investimentos variam entre 95% a 110% do CDI.

Taxa referencial

A Taxa Referencial (TR) é outro índice que determina algumas das remunerações em nosso país, entre elas a poupança e o FGTS, ela pode afetar diretamente os investidores, uma vez que sua remuneração é calculada com base nela e também as pessoas que desejam contrair algum empréstimo.

Compartilhe o Post:

Outros posts